Pesquisar este blog

segunda-feira, 19 de março de 2012

Acesso à justiça


ACESSO À JUSTIÇA
             O acesso à justiça serve para as pessoas reivindicarem seus direitos e resolverem seus litígios sob as promessas do Estado. A sociedade com o passar do tempo vai evoluindo, e faz-se necessário que também evoluam os seus direitos fundamentais. O acesso à justiça deve ser reconhecido como fundamental, o mais básico dos direitos humanos, que pretenda garantir e, não apenas proclamar os direitos de todos.
Muitos doutrinadores afirmam que nos dias atuais a justiça é o ideal para o Direito. Só haverá uma justiça participativa, se os indivíduos possuírem consciência de cidadania. Vale lembrar que os cidadãos possuem deveres e não somente direitos.
Nos últimos anos medidas importantes foram adotadas para melhorar a assistência judiciária. Assim, as barreiras do acesso à justiça começaram a ceder. Os pobres estão obtendo assistência judiciária em números cada vez maiores.
No contexto do movimento de acesso à justiça, a simplificação também diz respeito à tentativa de tornar mais fácil que as pessoas satisfaçam as exigências para a utilização de determinado remédio jurídico. O Direito é realmente complicado, pelo menos na maior parte das áreas e ainda continuará assim. Se a lei é mais articulada e compreensiva ela se torna mais acessível às pessoas comuns.

UNIVERSIDADE TIRADENTES

Aluna: Julyana Raquel Lima da Conceição

Professor: Mário de Oliveira Neto

Teoria Geral do Processo

Nenhum comentário:

Postar um comentário