Pesquisar este blog

domingo, 18 de março de 2012


ACESSO À JUSTIÇA



            O acesso à justiça, tema de grande relevância do cenário mundial, que objetiva a democratização viabilizando o cidadão fazer-se ouvir nos tribunais, concretizando a efetiva eficácia da lei, por meios de procedimentos que extinga ou ao menos deduza da grande parcela desassistida a acessibilidade judicial, os empecilhos que dificulta celeridade das ações judiciais.

            Outrossim, afirma Cappellette, a potencialidade do acesso à  justiça consiste na existência da assistência judicial, para os camadas mais vulneráveis de recursos de financeiro. Englobando-os em proventos de inclusão econômica eficiente e capaz suprir os conflitos. Com isso é evidente a necessidade da justiça desmonopolizar o poder judiciário criando mecanismo adequado de acessibilidade. A conciliação, a equidade social distributiva, justiça participativa são meios bastante úteis para a extinção da burocracia judicial.

            Destarte, nos últimos tempos, tem havido um alargamento do acesso à justiça ao cidadão no atendimento de suas demandas, com isso vimos o cumprimentos do texto constitucional que garante meios eficazes na consolidação dos litígios  apresentados à justiça. Estamos avançando, e a  pretensão é tornar cada vez mais próximo do cidadão o poder judiciário.





UNIVERSIDADE TIRADENTES

TURMA: NO2

ACADÊMICO: ISAIAS ALVES DA COSTA

TEORIA GERAL DO PROCESSO

Nenhum comentário:

Postar um comentário