Pesquisar este blog

domingo, 18 de março de 2012


ACESSO À JUSTIÇA





                O acesso a justiça é uma das formas mais democrática para garantia plena do direito da cidadania, pois adota procedimentos que retiram ou minimizam os obstáculos por ventura anteposto a efetividade da prestação jurisdicional.

            Infelizmente, hoje no Brasil ainda existem grandes barreiras para esse ingresso, ficando  evidente que é imprescindível uma educação de ponta. Porém essa realidade não acontece no nosso país, sendo que mais de 10 % dos brasileiros estão classificados entre analfabeto e semianalfabeto.

            Além disso, é inegável que uma assessoria jurídica pública é muito importante, principalmente no auxílio dos menos favorecidos economicamente. Com isso é sabido que essa iniciativa do governo em propiciar uma educação mais justa e equitativa é de fundamental importância para os indivíduos conhecerem seus direitos e garantias fundamentais.

            Entretanto, atualmente um dos órgãos que tem um papel indispensável para  esse acesso é a defensoria pública, que vem cada vez mais dando espaço ao cidadão menos provido de condições financeiras a condição da acessibilidade judicial o efetivo direito constitucional que garante a celeridade de sua tramitação.

            Portanto, uma sociedade que tem acesso é mais justa e igualitária, e todos os indivíduos podem reclamar, reivindicar e conhecer seus direitos de uma forma simples e eficiente.





UNIVERSIDADE TIRADENTES

TURMA: NO2

ACADÊMICO: JORGE LUAN BARBOSA DOS SANTOS

TEORIA GERAL DO PROCESSO


Nenhum comentário:

Postar um comentário