Pesquisar este blog

quinta-feira, 29 de março de 2012


Princípio da investidura



O Estado para poder exercer suas atividades jurisdicionais, e executar seu poder nos diversos tribunais, necessita de vários representantes legais que possam efetivar suas funções jurisdicionais. Esses magistrados tornam-se representantes do estado através de órgãos competente.

Esses agentes responsáveis pelo exercício da jurisdição são os juízes, desembargadores e ministros que de forma imparcial devem resolver as lides. São os únicos que podem ser investido pelo poder jurisdicional.

O artigo 93 da Constituição Federal deixa estabelecido quem são os representantes e a maneira pelo qual eles são investidos. Para ingressar na carreira jurídica, o cargo inicial será o de juiz substituto, mediante o concurso público de provas e prova de títulos com a participação da ordem dos advogados em todas as etapas, exigindo-se do bacharel no mínimo três anos de atividade jurídica.

De contra partida, o Senado federal tem o poder de processar e julgar o Presidente e o vice-presidente da república por crime de responsabilidade, apesar de não serem investido na condição jurisdicional.



Aluno: Diogo Pereiras Santos

Matrícula: 2102106033

Disciplina: Processo Civil

                  

Nenhum comentário:

Postar um comentário