Pesquisar este blog

quinta-feira, 22 de março de 2012

Acesso a justiça


Acesso a justiça

Em torno do acesso a justiça está todas as garantias que promovem a tutela dos direitos fundamentais. O acesso a justiça é a principal garantia dos Direitos subjetivos, Porque ele é um Direito social fundamental.
A constituição rege alguns mecanismos para facilitar o acesso ao poder judiciário como; defensoria pública; assistência judiciária gratuita; nomeação de advogado dativa; alem de autorizar a criação dos juizados especiais civis e criminais, que busca celeridade do processo.
Porém na concepção de muitos a justiça não existe, porque a maioria dos mecanismos previstos na constituição para solucionar as lide, não funcionam corretamente, não tem funcionários capazes, não conseguem atender a toda a demanda que a população necessita. Todos esses mecanismos são restritos a uma parte da população por fatores diversos como; falta de conhecimento porque muitos não sabem que existe defensoria publica, e também pelo vasto tempo que se passa para o poder judiciário resolver uma lide, principalmente se for ao âmbito civil. Esses fatores são apenas alguns dos que afastam o cidadão comum dos seus Direitos que estão garantidos na constituição federal.

Aluno: Allisson Alves do Nascimento
Turma de TGP

Nenhum comentário:

Postar um comentário