Pesquisar este blog

terça-feira, 20 de março de 2012

A Dignidade da Pessoa Humana no Ambiente de Trabalho X Assédio Moral:

A Dignidade da Pessoa Humana no Ambiente de Trabalho  X  Assédio Moral:

Desde os primórdios, a dignidade humana é altamente relevante entre as pessoas, pois esta é inerente ao ser humano. Porém, quando se trata do ambiente laboral, nem sempre houve o devido respeito ao ser humano em relação aos seus interesses.
Por isso, pode-se afirmar que as relações de trabalho estão propensas ao Assédio Moral, que se concretiza em seu bojo, causando desequilíbrio contratual e degradando moralmente a vítima, fazendo com que a dignidade do trabalhador seja desconsiderada. E o que é mais agravante em tudo isso, são as humilhações indiretas, caracterizadas por situações humilhantes, vexatórias e repetitivas contra a vítima.
Pode-se observar que é nas relações de trabalho onde se encontra grande desrespeito a este princípio, fazendo-se necessária a intervenção do Estado nessas relações para tentar resguardar o trabalhador. Visando evitar a ofensa à dignidade da pessoa humana, para que não haja violação a este principio que norteia a Sociedade Democrática de Direito.
É notório o crescimento nos casos de Assédio Moral no ambiente de trabalho, tanto com relação a empregadores e empregados, como entre os próprios empregados, fazendo com que a dignidade do ser humano não seja priorizada. Isso tudo ocorre por causa da competitividade acirrada entre os grupos e empresas, fazendo com que o Assédio Moral cresça acentuadamente.
Percebe-se também, que apesar de diversas formas tradicionais de prevenção e combate ao Assédio Moral na esfera trabalhista, não há regulamentação em lei, que seja suficiente para coibir tais negligências.
Assim, concluímos que o trabalho é de fundamental importância para a dignidade da pessoa humana.  É o seu alicerce estrutural, é o estado do bem viver é dele que advém o sustento do trabalhador e de sua família, alcançando outros valores como, educação, saúde, lazer e progresso material. Contudo, é imprescindível a atuação concreta e combativa dos operadores do Direito do Trabalho e do Poder Judiciário Trabalhista garantindo aos cidadãos a dignidade do trabalhador.


Aluna: Luciana Cunha Ferreira, Direito do Trabalho - 7º período.

Um comentário:

  1. Gostei do seu trabalho. Ótimo texto e tema muito interessante e atual. Parabéns.

    ResponderExcluir